Image Image Image Image Image
Scroll to Top

Topo

30

abr
2013

0 Comentários

In Ilustração

Por Carol Antunes

Como comprar uma ilustração

Em 30, abr 2013 | 0 Comentários | In Ilustração | Por Carol Antunes

Muitos clientes e até mesmo alguns ilustradores, desconhecedores do mercado e das leis vigentes, apresentam muitas dúvidas em relação à contratação de um serviço de ilustração.

A principal questão que deve ser observada é que ilustração é uma obra intelectual e como tal possui direitos autorais garantidos por lei (a lei 9.610). Dessa forma, não se pode comprar uma ilustração como se compra um objeto em uma loja. O que o contratante adquire são os direitos de utilização daquela imagem em diferentes suportes e por tempo pré-determinados. Esses dois fatores, juntamente com o alcance e visibilidade da obra, influenciam diretamente nos valores praticados: uma ilustração pode ter seu valor elevado quando o cliente solicita a aplicação dela em mais meios de reprodução do que o originalmente proposto, por exemplo.

A exposição de uma ilustração vinculada à uma marca ou produto gera lucro e agrega valor ao contratante. No caso da ilustração editorial ou na exploração dela em embalagens e produtos licenciados, ela pode ser o fator determinante na decisão de compra do consumidor final.

Uma ilustração bem feita agrega credibilidade à marca

O sucesso da obra é e deve ser interessante e vantajoso para os dois lados da negociação. Um empresário pode enxergar como uma grande vantagem conseguir contratar um profissional que ignora toda essa questão e cobra valores abaixo da média. Essa pretensa economia pode trazer inúmeros prejuízos no futuro, como a diminuição da credibilidade de uma marca por conta de um trabalho ruim e pouco eficiente. No final ele terá que contratar um novo fornecedor para corrigir os erros do primeiro e desembolsar muito mais do que se tivesse feito uma escolha que considerasse outros fatores além do preço.

Por fim, segue abaixo vídeo onde a grande ilustradora Thais Linhares discorre muito bem sobre esse assunto:

Segue  também uma série de links para quem quiser se aprofundar mais sobre o tema:

Blog da ilustradora Thais Linhares – Post sobre o efeito negativo das más negociações:

Proteja seu Texto – Site tira dúvidas sobre os direitos de autor

Fundação Biblioteca Nacional – Dúvidas Frequentes

Update

Manual de Propriedade Intelectual da Unesp

SIB: dúvidas sobre direitos autorais

Compartilhe:

Tags | , , ,

Deixe um comentário

Blue Captcha Image
Atualizar

*